Cruzado ou Aberto
Tema: concentração, descobrir a senha. Duração: 5 minutos.
Público: participantes de qualquer idade.
Material: duas canetas, dois lápis ou duas varetas; cadeiras.
Todos sentam-se em cadeiras arrumadas em círculo, deixando o centro livre.
O Élder pega uma vareta em cada mão e explica para o grupo que o jogo consiste em passar as varetas (uma em cada mão) para o vizinho da direita:
Cada pessoa ao passar deve optar por cruzar as varetas, colocando uma sobre a outra e formando um "X" ou deixá-las abertas, mantendo-as separadas, uma em cada mão.
Ao passar as varetas para o seu vizinho deve optar por dizer "Eu passo cruzado” ou dizer "Eu passo aberto".
O Élder que no início é a única pessoa que sabe a senha - observa a posição das pernas de cada um, e responde "Sim" ou "Não" de acordo (se as pernas do participante estão cruzadas ele precisa dizer “Eu passo Cruzado” (independente da posição das varetas); se as pernas estão descruzadas, ele deve dizer “Eu passo Aberto”. Atenção que as pessoas às vezes mudam de posição durante o jogo e precisam mudar o que dizem quando passam as varetas. O Élder não explica porque sim ou não; o jogo se torna mais engraçado a medida em que alguns jogadores descobrem a senha e participam no coro do “Sim” e do “Não”.
Quando a maioria já souber a senha e antes que o grupo perca interesse no jogo, finalize-o, fazendo uma rodada em que aqueles que já conhecem a senha, procuram mostrar aos demais como acertar a senha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário